Onde comer em Teresópolis: conheça 7 restaurantes imperdíveis

Comida russa, comida francesa, comida italiana, uma verdadeira volta ao mundo dentro de Teresópolis. Veja a lista completa dos restaurantes.
Renata Assunção

Destino de muitos cariocas que buscam o clima mais ameno da serra nos finais de semana, Teresópolis é uma cidade super aconchegante. Você pode aproveitar para fazer umas comprinhas na feirinha de artesanato do Alto, pode se aventurar por alguns parques, trilhas e cachoeiras e, claro, pode aproveitar a gastronomia da cidade. Veja algumas sugestões de onde comer em Teresópolis. 

Restaurante Imbuhy.

1 – Dona Irene

Salão do restaurante é aconchegante e possui cadeiras bem confortáveis. Foto: Renata Assunção

Este é o melhor restaurante russo do Brasil. O menu degustação é servido em quatro etapas: entradas frias, entradas quentes, prato principal (o cliente escolhe entre algumas sugestões do cardápio) e a sobremesa. O restaurante é especializado na culinária russa da época dos Czares e a proposta é oferecer um verdadeiro banquete seguindo o ritual usado pela aristocracia da época.

Além disso, você ganha uma dose de vodka caseira. O restaurante tem uma pequena carta de vinhos, mas o cliente também pode levar a sua própria garrafa (não é necessário pagar rolha). O ambiente é aconchegante, possui mesas espaçosas, cadeiras confortáveis e elegantes guardanapos de pano.

Onde comer em Teresópolis

Ao final do almoço conversamos com o seu José Hisbello, dono do restaurante, que nos contou algumas histórias interessantes sobre a Rússia e sobre a dona Irene, uma senhora russa que tinha fugido de seu país por conta de perseguição política. Na década de 60, quando se encontraram em Teresópolis por acaso, Hisbello tinha interrompido seu curso de russo a contragosto. O idioma fora proibido por causa do  Golpe de 64. Dona Irene se ofereceu para ser sua professora e eles ficaram amigos.

O restaurante foi criado anos depois, para ajudar no sustento da família russa. Hoje é a dona Maria Emília, mulher do seu Hisbello, quem toca a cozinha, mantendo a tradição e o tempero passados de geração em geração. Almoçar lá é uma viagem no tempo, na história e na gastronomia. Vale a pena conhecer. É fundamental fazer a reserva pelo telefone: (21) 2742-2901. Mais informações pelo site do restaurante AQUI

Veja > Casas para alugar no Porto Frade, em Angra dos Reis

2 – È Vero – Viva Itália – Onde comer em Teresópolis

Salão do restaurante È Vero, no Viva Itália. Foto: Divulgação

Este restaurante fica perto da feirinha do Alto, dá para ir a pé. É uma típica cantina que oferece pratos da culinária italiana em quantidades bem fartas. A adega possui mais de 100 rótulos e o ambiente é confortável. Aos finais de semana fica bem cheio e é recomendável fazer reserva. Durante a semana é servido um buffet à quilo durante o dia e a la carte à noite. O espaço Viva Itália conta ainda com um pequeno mercadinho que vende pães de fermentação natural, vinhos, queijos, entre outros, e uma sorveteria com sorvetes artesanais.  Para mais informações, visite o site oficial AQUI

3 – Restaurante Imbuhy

Salão do restaurante Imbuhy. Foto: Divulgação

Este restaurante tem uma vista linda da varanda (especialmente no pôr do sol) e a decoração do salão interno também é bem bacana (quando fomos as mesas não estavam cobertas com toalhas e também não tinha guardanapo de pano, talvez por conta da pandemia) . Ele fica no bairro Parque do Imbuí, um pouco distante do centro de Teresópolis, mas vale o deslocamento. No cardápio, risotos, massas, carnes e peixes. Nós adoramos as brusquetas de Brie com geleia de damasco e presunto de Parma com tomates. O restaurante conta ainda com uma boa carta de vinhos e você também pode pagar uma taxa de rolha caso queira levar sua própria garrafa. Para mais informações, visite o site oficial AQUI.

4 – Cremerie – Onde comer em Teresópolis

Entrada do Cremerie. Foto: Divulgação

Este restaurante fica um pouco longe do centrinho de Teresópolis, na estrada Teresópolis-Friburgo, mas vale o deslocamento. Focado na gastronomia francesa (o chef tem inclusive curso na Le Cordon Bleu), o restaurante oferece algumas sugestões com queijo de cabra produzido na Fazenda Genève (do mesmo dono). No cardápio pratos como o magret de canard e o pernil de cabrito assado. Para ver todas as opções e fazer sua reserva, clique AQUI. O restaurante funciona quinta de 12h às 17h, sexta e sábado de 10h às 22h e domingo de 10 às 18h.

Veja > Onde ficar em Petrópolis – 5 pousadas charmosas

5 – Vila St. Gallen

Entrada da Vila St Gallen. Foto: Divulgação

Como o nome já diz, a Vila St Gallen é mais que um restaurante, é um espaço de lazer com direito a uma trattoria, um pub, um restaurante que oferece fondue, um biergarten, entre outros. Nós recomendamos a Trattoria, um restaurante elegante que oferece culinária italiana. Para mais informações, veja o site oficial AQUI. 

6 – Burrata Empório e Bistrô

Salão do restaurante Burrata Bistrô. Foto: Renata Assunção

O restaurante Burrata Empório e Bistrô fica no Alto, bairro da feirinha de Teresópolis. O ambiente é bem aconchegante, ele tem boa carta de vinhos e um cardápio com opções de carne, peixe e massas. Nós experimentamos o ravióli de pato com lascas de laranja (que achei muito doce) e a lasanha de cordeiro, que estava simplesmente divina. Se estiver disposto a uma sobremesa, não deixe de provar o suflê de chocolate com sorvete. Durante a semana, no horário de almoço, também são oferecidas algumas opções de menu executivo. Para outras informações, visite o site oficial do restaurante clicando AQUI.

Veja também > Angra dos Reis: as maravilhas da Baía da Ilha Grande

7 – Restaurante do Urikana Boutique Hotel – Onde comer em Teresópolis

chafariz e casal se abraçando em frente ao restaurante do hotel

Nada melhor do que comer um fondue nos dias frios da serra. No restaurante do Urikana Boutique Hotel você encontra opções de fondues doces e salgados, além de pratos como o paillard com fettuccine ou o salmão recheado com queijo de cabra e purê de batatas. Para ver o cardápio completo, clique AQUI. O restaurante é aberto para não hóspedes e você só precisa fazer sua reserva. Há também espaço destinado a eventos corporativos e/ou familiares, como pequenos casamentos ou festas de aniversário. Para saber mais informações sobre o hotel, veja nosso post completo AQUI.

Posts que podem interessar a você:

O que fazer em Petrópolis: dez pontos turísticos e cinco restaurantes incríveis

Onde comer em Búzios: os melhores restaurantes da cidade

Onde comer em Visconde de Mauá: 10 restaurantes