Onde comer em Visconde de Mauá: 10 restaurantes

Além de ser destino de amantes do ecoturismo e do contato com a natureza, Visconde de Mauá também se destaca pelos ótimos restaurantes e por isso atrai muitos apreciadores da boa gastronomia. Neste post veja 10 restaurantes onde comer em Visconde de Mauá.
Renata Assunção

Além de ser destino de amantes do ecoturismo e do contato com a natureza, Visconde de Mauá também se destaca pelos ótimos restaurantes e por isso atrai muitos apreciadores da boa gastronomia. Neste post vamos dar algumas dicas de 10 restaurantes onde comer em Visconde de Mauá. Distrito de Resende, Mauá possui três vilas principais: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. A região fica a 200 km do Rio de Janeiro e 300 km de São Paulo. 

Veja também: Conheça 5 pousadas com hidro em Mauá

1 – Rosmarinus

Um pouco mais afastado do badalado centrinho da vila de Maringá, no caminho para Visconde de Mauá, você se depara com uma casa rodeada pela Mata Atlântica onde funciona um dos restaurantes mais elegantes da região, o Rosmarinus. O paulistano Julio Buschinelli e sua equipe dão preferência a produtos orgânicos e possuem uma horta no próprio terreno de onde saem alguns dos ingredientes que experimentamos à mesa. Quando fomos almoçar lá, pedimos um pernil de cordeiro com risoto de açafrão e uma truta com crosta de aveia e purê de batatas. Para ver o cardápio acesse o site, clicando AQUI. 

Entrada do restaurante Rosmarinus
Entrada da parte interna do restaurante

2 – Bistrô das Meninas – Onde comer em Visconde de Mauá

Na Alameda Gastronômica Tia Sofia, a rua mais movimentada de Maringá, você encontra vários restaurantes, entre eles, o Bistrô das Meninas, que também funciona como padaria, livraria e cafeteria. Você pode fazer apenas uma pausa para um chá, pode comprar pães e outros quitutes para levar pra casa ou pode, como nós, experimentar os ótimos pratos da dupla Noemi e Renata. Nós pedimos um risoto de queijo de cabra com filé mignon. Também ficamos com vontade de experimentar a famosa coxa de pato, que já foi parar até no programa do Rodrigo Hilbert, no GNT. O ambiente é bem descontraído e simples, mas as cadeiras são muito confortáveis. O atendimento pode deixar um pouco a desejar, especialmente quando o restaurante está cheio. 

Área externa do Bistrô das Meninas

Veja > Angra dos Reis: as maravilhas da Baía da Ilha Grande

3 – Filho da Truta

O Filho da Truta é um restaurante tradicional de Visconde de Mauá. Ele também fica um pouco afastado das regiões mais movimentadas da cidade, na Vila do Pavão, entre Mauá e Maringá. No local, também funciona a Pousada Filho da Truta. O ambiente é simples e aconchegante e além das famosas trutas o restaurante oferece algumas opções de massas. 

Foto: Divulgação Filho da Truta
Foto: Divulgação Filho da Truta

4 – Terras Altas – Onde comer em Visconde de Mauá

Aberto para não hóspedes de quinta-feira à domingo para almoço e jantar, o restaurante da Pousada Terras Altas possui um ambiente sofisticado e uma culinária marcada por chefs renomados como Flávia Quaresma e Paulo Pinho.  A Pousada tem a maior adega da região de Visconde de Mauá e mais de 100 rótulos em sua carta de vinhos.  O dono da Terras Altas, Paulo Gomes, é formado pela Associação Brasileira de Sommeliers e foi o fundador da Sociedade Brasileira de Amigos do Vinho.

Foto: Divulgação Pousada Terras Altas

5 – Cogumelo Bistrô

Para quem gosta de cogumelos, um vasto cardápio que conta com bobó, ceviche, moqueca, penne e até truta defumada com… adivinha? Cogumelos. Com ambiente simples e descontraído, o restaurante fica na Alameda Gastronômica Tia Sofia, em Maringá.

Foto: Divulgação Cogumelo Bistrô
Foto: Divulgação Cogumelo Bistrô

6 – Marioca Bistrô – Onde comer em Visconde de Mauá

O Marioca é um restaurante que fica na beira do Rio Preto, na divisa entre Minas e Rio de Janeiro. Fica na Vila de Visconde de Mauá, perto de Maringá. No cardápio, fondue a la carte e rodízio, além de outros pratos. Alguns dias oferece música ao vivo. 

Foto: Divulgação Marioca Bistrô

7 – Gosto com Gosto

O Gosto com Gosto fica na Vila de Visconde de Mauá. Ele é comandado pela chef Mônica Rangel, que coordenou por 9 anos um cruzeiro gastronômico levando a comida mineira para fora do país. Mônica também foi jurada do programa Cozinheiros em Ação, do GNT. No cardápio, costeleta de porco, picadinho, tutu, feijão tropeiro, entre outras delícias mineiras.

Foto: Divulgação Gosto com Gosto

8 – Babel – Onde comer em Visconde de Mauá

O restaurante Babel fica num sítio em Visconde de Mauá e pertence ao casal André Murray e Daniela Keiko, que se conheceram em um curso de chef de cozinha. Entre as opções, um menu degustação com harmonização de vinhos. Como a comida é autoral e busca ingredientes sempre frescos, o cardápio pode sofrer alterações. Para conhecer melhor a história da criação do restaurante, vale a pena assistir ao vídeo do Youtube abaixo. Vale apenas ressaltar que parte da estrada até lá não é asfaltada. 

Foto: Divulgação Babel

9 – Vila Oliva – Mauá Brasil

A pousada Mauá Brasil é uma das mais concorridas de Visconde de Mauá e o restaurante Vila Oliva, que fica dentro da pousada, é aberto a não hóspedes também. O nome do restaurante foi inspirado na plantação de oliveiras e da varanda é possível contemplar as árvores de onde são extraídas azeitonas que produzem o primeiro azeite extra virgem do Rio de Janeiro. Ambiente rústico, com proposta contemporânea. Cardápio bem variado. 

10 – Casa di Pedra – Onde comer em Visconde de Mauá

A Casa di Pedra é conhecida pelo farto cardápio de pizzas, mas também oferece outros pratos. Massa fina e crocante e ambiente descontraído e confortável. O restaurante fica na Avenida Gastronômica Tia Sofia, em Maringá. 

Foto: Divulgação Casa di Pedra

Veja também: Onde ir na Serra do Rio de Janeiro

O que fazer em Angra dos Reis: roteiro completo