Onde comer em Búzios – os melhores restaurantes

Veja a lista dos melhores restaurantes de Búzios. Alta gastronomia, comida francesa, italiana, brasileira, opções de restaurante com vista para o mar e pé na areia.
Renata Assunção

Quem acompanha nossas viagens sabe que uma das nossas atividades preferidas é conhecer restaurantes e explorar a gastronomia local. Búzios tem muitas opções, desde os mais simples quiosques à beira mar até a alta gastronomia. Neste post vamos dar dicas de onde comer em Búzios e vamos mostrar os melhores restaurantes da cidade. 

Na nossa última viagem não tivemos tempo de experimentar todos os que vamos indicar, mas já estão na nossa lista de prioridades para uma próxima ida à cidade. Aliás, se programar antes de fazer sua viagem para Búzios é fundamental. Primeiro para não cair naqueles “pega turista”, que te cobrarão caro para você comer mal e, segundo, para não passar perrengue já que alguns restaurantes ficam cheios bem rápido e é recomendável fazer reserva para garantir sua vaga. 

Nós dividimos nossas sugestões em quatro categorias: os restaurantes do Porto da Barra, em Manguinhos, os de hotéis (na Orla Bardot e na Praia dos Ossos), os da famosa Rua das Pedras e alguns onde dá para comer com os pés na areia, para quem quer garantir um pouco mais de conforto na hora de curtir um dia de sol. 

Casal olhando o mar em Búzios

Porto da Barra – Manguinhos

1 – Belli Belli  Gastrobar – Onde comer em Búzios

Homem sorrindo em mesa do restaurante Belli Belli em Búzios

Nossa primeira parada foi no Belli Belli por indicação de uma amiga e nós adoramos. Atendimento, comida e bebida de ótima qualidade. O ambiente é bem descontraído, não espere um super luxo, mas o restaurante tem cadeiras confortáveis. A carta de drinques, assinada pelo mixologista Marcelo Serrado (que inventou a espuma do Moscow Mule), é super criativa e oferece drinques bem diferentes. Nós experimentamos um que vinha com mel de maracujá que estava sensacional. Já a carta de vinhos é bem compacta, mas também não deixa a desejar. No cardápio, opções de peixes, frutos do mar e carnes.

2 – Bar dos Pescadores – Onde comer em Búzios

Salão do restaurante Bar dos Pescadores em Búzios
Foto: Divulgação

O Bar dos Pescadores talvez seja o mais famoso dos restaurantes ali do Porto de Manguinhos. Vive lotado e é bom que você faça sua reserva. O carro chefe são as moquecas para duas pessoas oferecidas em diferentes versões: peixes, lagosta, camarão e até moqueca vegana.

3 – Octopous Bar e Bistrô

Recepção do restaurante Octopous em Búzios
Foto: Divulgação

Aparentemente achamos as cadeiras um pouco menos confortáveis que as dos outros restaurantes, mas o Octopous tem uma decoração bem charmosinha. No menu, risoto de polvo, salmão com bérnaise de maracujá, ou filé mignon com algumas opções de molho. Quando passamos por lá também vimos algumas sugestões do dia.

4 – Cigalon – Onde comer em Búzios

O nome Cigalon foi inspirado em um chef francês mau humorado, personagem do livro “Le Chateau de Ma Mère”. O cardápio, assinado pela chef argentina Sônia Persiani, também tem inspiração francesa e oferece magret de pato ao mel e cordeiro com espaguete de pupunha, entre outras opções. O salão é super elegante e confortável.

Dica: Um programa bacana é ir ao Porto de Manguinhos em um pós praia para tomar um drinque e ver o pôr do sol dali, que é lindo. 

Restaurantes dos Hotéis

Vista do mar no pôr do sol com barquinhos parados em Búzios

1 – Altto – Vila d’Este – Onde comer em Búzios

Salão do restaurante Altto em Búzios. Mesas e cadeiras organizadas para o jantar
Foto: Divulgação

Nós nos hospedamos no Vila d’Este e somos só elogios. Para saber mais sobre o hotel, clique AQUI. Mas, infelizmente acabamos não jantando ali (e nos arrependemos depois). O ambiente é super aconchegante e a vista é deslumbrante. No cardápio algumas opções de massas, peixes e carnes, ficamos com vontade de experimentar o arroz de costela que estava como sugestão do dia. Boa carta de vinhos e ótimo atendimento. É um lugar super intimista e especial, aproveite para fazer sua reserva em algum dia de comemoração.

2 – Restaurante La Gare – Vila da Santa

Varanda de restaurante com pessoas sentadas nas cadeiras. Mesas redondas e iluminação de lâmpadas

O restaurante La Gare fica no hotel Vila da Santa, na Praia dos Ossos, e tem uma varandinha super charmosa onde ocorrem shows de música ao vivo (é  bom confirmar a programação com antecedência). O cardápio é focado na culinária mediterrânea mas com uma releitura tropical. Tem picadinho, franguinho na lata, costela na cachaça, tudo nos pareceu bem apetitoso. As mesas da parte interna são um pouco pequenas, num estilo bistrô. 

3 – Místico – Pousada Abracadabra – Onde comer em Búzios

Salão de restaurante em Búzios com vista para o mar
Foto: Divulgação

Este restaurante não oferece opção de reserva para não hóspedes e o atendimento funciona por ordem de chegada. Ou seja, sua noite pode acabar se transformando em um perrengue, mas, para quem ainda assim quiser arriscar, a dica é tentar chegar cedo. Os pratos são super bem apresentados e o cardápio é assinado pelo chef Bruno Barros, que já trabalhou com chefs como Alex Atala e Gordon Ramsay. As mesas são um pouco apertadas na parte externa, mas a vista é linda e o atendimento é personalizado.

4 – 74 – Casas Brancas

Ambiente elegante, linda vista e mesas e cadeiras confortáveis. Este é um daqueles combos que chamam a nossa atenção. O Hotel Casas Brancas é um dos mais famosos hotéis de luxo de Búzios e seu restaurante também pode ser frequentado por não hóspedes. Eles oferecem a opção de um menu degustação ou você pode escolher entre as opções a la carte. O cardápio é assinado pelo chef Gonzalo Vidal e tem inspiração oriental e mediterrânea.

5 – Chef Françoise – Le Relais de la Borie – Onde comer em Búzios

O restaurante Chef Françoise oferece pratos da gastronomia francesa com inspiração regional. No cardápio opções como a cavaquinha na manteiga e o medalhão ao molho de mostarda. Ambiente elegante, mesas espaçosas e boa carta de vinhos.

Próximo da rua das Pedras

1 – Bar do Zé 

Recepção do bar do Zé, em Búzios. Mesas e cadeiras montadas para o jantar com taças na mesa
Foto: Divulgação

O Bar do Zé é um clássico de Búzios que fica na Orla Bardot, já bem pertinho da movimentada Rua das Pedras. Ele começou pequeno, em 1999, com apenas uma mesa e duas cadeiras e, na época, o carro chefe eram os sanduíches. De lá pra cá, muita coisa mudou. O restaurante ganhou um cardápio elaborado e sofisticado, mesas confortáveis e ambiente aconchegante, tudo isso sem perder a irreverência. Se podemos destacar algum ponto negativo, talvez ele esteja exatamente no sucesso. O restaurante está sempre lotado. Faça sua reserva e se prepare para comer em um salão lotado, ou vá durante a semana e fora das altas temporadas.

2 – Primitivo Búzios – Onde comer em Búzios

Mesa do restaurante Primitivo em Búzios coberta com toalha quadriculada
Foto: Divulgação

Uma simpática cantina italiana com tempero caseiro e massas frescas. Essa é a proposta do Primitivo Búzios, que fica localizado no coração da Rua das Pedras. O chef Mauro Vettori já trabalhou em restaurantes italianos e ingleses e está em Búzios há 15 anos. Nós já experimentamos esse restaurante e fomos super bem atendidos, mas prepare-se para encontrar um salão lotado e, muitas vezes, filas de espera. Faça sua reserva. 

Nas praias

1 – Rocka Búzios – Praia Brava – Onde comer em Búzios

Comida do restaurante Rocka Beach Club

A apresentação dos pratos do Rocka Búzios parecem verdadeiras obras de arte. A comida chega linda e, pelo que dizem os nossos amigos que já experimentaram, o sabor não deixa a desejar. O beach club fica na Praia Brava e a proposta é que você aproveite a estrutura para passar o dia por lá, tomando sol nas ótimas espreguiçadeiras.

2 – Silk Beach Club  – Praia Brava

Espreguiçadeiras do Silk Beach Club e vista para o mar
Foto: Divulgação

O Silk Beach Club também fica na Praia Brava e oferece a mesma proposta da Rocka. Você pode pedir umas entradinhas como ceviche ou casquinha de siri aproveitando o espaço de espreguiçadeiras ou mesmo almoçar um risoto de filé mignon ou filé de pargo. A carta de drinques é bem interessante.

3 – Tawa Beach – Praia da Ferradura – Onde comer em Búzios

Espreguiçadeiras do Tawá Beach Club em Búzios

O Tawa é super elegante e tem uma proposta de exclusividade. O beach club está localizado no cantinho esquerdo da Praia de Ferradura e as espreguiçadeiras ficam dentro de um espaço recluso, protegido pela vegetação. Se por um lado você ficará um pouco distante do mar, por outro garantirá mais privacidade. O cardápio é assinado pelo chef Pablo Oazen (vencedor Master Chef Profissionais 2017).

Essas foram as nossas dicas! Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, escreva para gente. E não esqueça de acompanhar as nossas viagens pelo Instagram @casalgiramundo Boa viagem!

Posts que você também pode gostar

Onde comer em Teresópolis

Onde comer em Visconde de Mauá

Onde comer em Penedo