Onde ficar em Petrópolis – 5 pousadas charmosas

Na nossa lista colocamos hotéis de luxo e pousadas mais simples, perto ou longe do centro da cidade. Veja onde ficar em Petrópolis
Casal Giramundo

Por ser um dos destinos mais procurados no estado do Rio para o turismo, Petrópolis oferece uma grande variedade de hospedagens. Tem opções para todos os gostos e bolsos, desde pousadinhas simples até super hotéis de luxo. Como nesta viagem nós ficaríamos a maior parte do tempo passeando pela cidade, escolhemos nossa estada pela localização, ponderando também o preço e o conforto. Na nossa pesquisa descobrimos alguns hotéis que agora entraram para a nossa listinha de desejos para outras viagens, afinal, como moramos no Rio planejamos voltar muitas vezes para a cidade imperial. Veja neste post cinco locais onde se hospedar em Petrópolis.

Casal se abraçando em frente a hotel Casablanca Imperial
Fachada do Hotel Casablanca Imperial

E não se esqueça de ver nosso roteiro completo de Petrópolis com dicas de 10 pontos turísticos e 5 restaurantes imperdíveis AQUI.

Hotel Casablanca Imperial

Mulher sentada na escada de hotel Casablanca Imperial
Escadaria do Hotel Casablanca Imperial. Foto: Fernando Cravos.

Nós nos hospedamos no Hotel Casablanca Imperial, localizado ao lado do Museu Imperial. Estávamos em busca de um local que nos remetesse ao clima histórico e cultural da cidade e este hotel fica em dois casarões tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional, além de possuir mobiliário de época. 

Nós escolhemos a suíte imperial, que conta com cama queen size (ou king size), poltrona e mesa de computador, além de ar condicionado (que não oferece a função quente). Nós gostamos do atendimento, da gentileza do seu João, o manobrista que nos recebeu em nossa chegada, do chuveiro e do charme do prédio. Achamos que as roupas de cama e banho podem melhorar e que a acústica não é das melhores, o que pode atrapalhar a tranquilidade em dias de muito movimento. 

O café da manhã, servido em sistema de buffet, é simples mas bem variado e de boa qualidade. No geral, gostamos da experiência e nos hospedaríamos novamente. Mas só recomendamos para viagens como a nossa, cujo objetivo não é curtir as instalações hoteleiras, já que os quartos são pequenos (cerca de 20m2) e a parte externa não tem muitas opções de lazer. Para mais informações, clique AQUI.

Solar do Império – Onde ficar em Petrópolis

Fachada de hotel Solar do Império
Foto: Divulgação Solar do Império

Nós fomos jantar no restaurante do Solar do Império e ficamos encantados pelas instalações do hotel. Fiquei pensando: Como não vimos esta opção antes? Depois descobri porque este hotel não apareceu em nossa busca no site Booking.com – ele está descrito como um hotel com 3 estrelas e normalmente nós colocamos filtros para buscarmos hotéis com 4 ou 5 estrelas. 

Mais tarde entramos em contato com o hotel para saber o motivo dele ser classificado no Booking.com como um hotel 3 estrelas e eles nos informaram que a definição foi feita pelo próprio Booking.com. Então, entramos em contato com a assessoria de imprensa da Booking.com que nos informou o seguinte: “(…) as estrelas são atribuídas por fornecedores terceiros independentes que oferecem classificações (objetivas)”. Achamos completamente injusta esta classificação.

O hotel é lindo, o atendimento que recebemos tanto na recepção quanto no restaurante foi gentil e eficiente e as instalações do hotel são maravilhosas. As suítes fazem uma alusão ao passado e cada uma delas presta uma homenagem a uma personalidade da História do Brasil.  Os tamanhos dos quartos variam entre 25m2 e 38m2, todos com camas king size, ar quente e frio e lençóis 600 fios. Para relaxar, o Hotel oferece spa com piscina ao ar livre, piscina coberta aquecida, saunas seca e a vapor, academia de ginástica e sala de massagem. Para mais informações sobre o Solar do Império, clique AQUI.

Casa Marambaia

Saleta do Hotel Casa Marambaia
Foto: Divulgação Casa Marambaia

A Casa Marambaia é um hotel boutique de luxo que fica a 14km do centro de Petrópolis, em Corrêas. Ele tem apenas 8 suítes e a procura por vagas é enorme, ou seja, não é muito fácil encontrar data disponível para fazer sua reserva. O casarão de 1947 é cercado por jardins projetados por Burle Marx na década de 50. Além de uma ótima infraestrutura nos quartos, o hotel conta com piscina, quadras, fazendinha, espaço para trilhas, lagos, cachoeiras e muito mais. O restaurante, aberto também para não hóspedes, é super inventivo e investe em produtos locais. Para mais informações sobre a Casa Marambaia, clique AQUI.

Locanda Della Mimosa – Onde ficar em Petrópolis

Quarto do hotel Locanda Della Mimosa com cama grande e banheira de hidromassagem
Foto: Divulgação Locanda

O Locanda é um dos mais tradicionais hotéis cinco estrelas de Petrópolis. A pousada fica entre Petrópolis e Itaipava e conta com quartos espaçosos e equipados com camas king size, ar condicionado, lareira, entre outros. O local também é muito procurado para quem busca um jantar especial. O restaurante é o único da América Latina a já ter participado do guia “Les Grand Tables du Monde” e já ganhou, por duas vezes, o prêmio Guia Quatro Rodas como a melhor carta de vinhos. Atualmente o Locanda também conta com uma opção de hospedagem no centro de Petrópolis, localizado na rua Ipiranga. Para mais informações e reservas, clique AQUI.

Reggia Catarina

Piscina do hotel Reggia Catarina
Foto: Booking.com

O Reggia Catarina é super bem localizado para quem quer fazer turismo histórico na cidade de Petrópolis, fica a dois minutos caminhando da Catedral São Pedro da Alcântara. Os quartos variam entre 17m2 e 38m2 e são equipados com cama queen ou king size. Algumas suítes possuem banheira de hidromassagem. Na área externa o hotel conta com piscina, sauna, jardim e restaurante. Para mais informações sobre o Reggia Catarina, clique AQUI.

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Escreva pra gente aqui nos comentários ou mande sua mensagem pelo nosso Instagram @casalgiramundo 

Posts que você também pode se interessar:

Onde comer em Teresópolis: 7 restaurantes imperdíveis

9 casas com piscina para alugar em Búzios

Roteiro completo de Angra dos Reis