Onde ir na Serra do Rio de Janeiro: 6 destinos de natureza

Visconde de Mauá, Penedo, Petrópolis, Teresópolis, Itaipava e Vassouras. Conheça pousadas que oferecem conforto e qualidade em ambientes rústicos e rodeados pela Mata Atlântica.
Casal Giramundo

Depois do confinamento por conta da pandemia do Coronavírus a maioria dos viajantes está buscando destinos que proporcionam mais contato com a natureza e, por isso, fizemos uma lista de onde ir na Serra do Rio de Janeiro. Conheça 6 cidades no interior do estado que são rodeadas pela Mata Atlântica. São elas: Visconde de Mauá, Penedo, Petrópolis, Teresópolis, Itaipava e Vassouras. Além de cachoeiras e trilhas, veja dicas de passeios para lugares históricos e alguns museus. Neste post também vamos sugerir algumas das melhores opções de hospedagem nestas regiões.

1 – Visconde de Mauá – Onde ir na Serra do Rio de Janeiro

Visconde de Mauá é um destino charmoso que fica a cerca de 3h do Rio de Janeiro e a 4h30 de São Paulo. Além de várias cachoeiras, trilhas e vistas deslumbrantes, a região conta com algumas vilas (Visconde de Mauá, Maromba e Maringá) com lojas de artesanato e ótimos restaurantes. As pousadas da região são super bem equipadas, algumas oferecem opções de Spa e garantem bastante conforto em sua viagem. 

Em um passeio de final de semana, sugerimos que separe um dia para conhecer algumas cachoeiras. As três maiores são: Paiol, Brumado e 5 Estrelas, sendo a última a única onde se pode tomar banho. Nestas cachoeiras você só consegue ir de veículo 4 por 4. Outra opção é a cachoeira do Escorrega, uma das mais frequentadas pelos turistas por ser de fácil acesso e ter estacionamento bem perto. No dia seguinte você pode passear pelas vilas Visconde de Mauá, Maromba e Maringá, fazer suas comprinhas, comer em algum bom restaurante da cidade, além de aproveitar a estrutura da sua pousada. Abaixo algumas dicas de hospedagens que são um convite para o descanso e a tranquilidade. 

Terra verde Mauá

Os quartos da pousada Terra Verde Mauá são muito confortáveis. Cama de casal bem grande, ambiente espaçoso bem decorado e banheira de hidromassagem. A parte externa, porém, não tem muitos ambientes de convívio dos hóspedes.

Pousada Terras Altas

A pousada fica a cinco quilômetros da vila Visconde de Mauá. Todos os quartos incluem lareira, banheira de hidromassagem e varanda com vista. 

Pousada Mauá Brasil

Esta é considerada a melhor pousada de Visconde de Mauá. Faz parte da Associação de Hotéis Roteiros de Charme e possui 15 chalés exclusivos, distintos entre si. A arquitetura mescla o rústico com o mineiro sofisticado. A pousada possui restaurante, piscina, sauna, bar, sala de massagem, heliponto e estacionamento.  

2 – Penedo – Onde ir na Serra do Rio de Janeiro

Penedo é a principal colônia finlandesa do Brasil. Visite a Pequena Finlândia, que reproduz uma vila finlandesa, a casa do Papai Noel, coma muito chocolate em algumas das várias lojas espalhadas pela cidade, tome um banho de cachoeira na Serrinha de Alambari ou nas Três cachoeiras e visite o Parque Nacional de Itatiaia

Veja onde se hospedar abaixo.

Pousada Serra da Índia

A pousada fica a três quilômetros do centro de Penedo e todos os quartos possuem vista para a montanha. Alguns chalés oferecem camas grandes, banheira de hidromassagem e lareira.

Hotel Aromas de Penedo

Este hotel fica pertinho da Pequena Finlândia e do Museu Finlandês. Os quartos são bem completinhos e também tem opção de quartos família com uma cama de casal e duas de solteiro. 

Hotel Vivenda Penedo 

O Hotel Vivenda Penedo fica dentro de um parque, a 200 m da Praça Finlândia. A área externa conta com piscina, sauna, academia, banheira de hidromassagem e salão de jogos. Os quartos possuem lareira. 

3 – Petrópolis – Onde ir na Serra do Rio de Janeiro

Conhecida como cidade imperial, Petrópolis foi fundada por Pedro II e chegou a ser capital estadual entre 1894 e 1902 por causa da Revolta da Armada. Por isso, indicamos que você comece seu passeio pelos pontos históricos mais importantes como o Museu Imperial, que conta com artigos da época do império e a Catedral São Pedro de Alcântara, que tem os restos mortais de Dom Pedro II, Princesa Isabel e Conde d´Eu. Você pode visitar ainda a Casa da Princesa Isabel, onde hoje funciona uma imobiliária e o Palácio Sérgio Fadel, sede da prefeitura. À noite a dica é ver o espetáculo Som e Luz no jardim do Museu Imperial. Ele conta os principais fatos que marcaram o Segundo Reinado.

Ainda no Centro você pode visitar a Casa de Santos Dumont, o Palácio de Cristal e fazer umas comprinhas na famosa Rua Teresa. Se quiser mais contato com a natureza, visite o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, tem opções de trilhas para todos os gostos. 

Abaixo, algumas opções de hospedagem para você.

Solar do Império

A pousada Solar do Império foi feita em duas residências do século 19 localizadas a um quilômetro do Museu Imperial e do Palácio de Cristal. Ela possui piscina coberta e ao ar livre, spa e sauna a vapor. As suítes têm tamanhos variados e contam com cama king size.  

Hotel Reggia Catarina

O Hotel Reggia Catarina tem uma ótima localização, fica a 300 metros da Catedral de São Pedro Alcântara, um dos pontos turísticos de Petrópolis. A recepção funciona 24 horas e o hotel tem sauna e terraço. 

Onde comer em Visconde de Mauá: 10 restaurantes

Pousada Pataca de Prata 

Com mobiliário de época, essa pousada tem vários tipos de quartos, alguns com varanda com vista. A avaliação dos hóspedes no Booking é muito boa e muitos destacam a excelência no atendimento, além da privilegiada localização. 

4 – Itaipava – Onde ir na Serra do Rio de Janeiro

Itaipava fica pertinho de Petrópolis, cerca de meia hora de carro. A cidade também é um refúgio de final de semana para os cariocas e conta com grande variedades de restaurantes e pousadas. Você pode fazer compras na feirinha de Itaipava, que ocorre de sexta à domingo. Se preferir mais contato com a natureza faça a trilha da Pedra de Itaipava (esforço moderado, com duração aproximada de 1h30) ou conheça a cachoeira do Treze (no caminho para Teresópolis). Ah! E você também pode visitar o Castelo de Itaipava, o único castelo com estilo medieval da América Latina. Veja abaixo algumas opções de hospedagem.

Pousada Les Roches

Cercada pela mata atlântica, nesta pousada a área externa é protagonista, apesar de os quartos serem bem confortáveis. Ela possui piscina, quadra de tênis, salão de massagens e espaço para ciclismo e equitação. Você conta ainda com banheira de hidromassagem e sauna, além de campo de golf.

Veja também > Angra dos Reis: as maravilhas da Baía da Ilha Grande

Quinta da Paz Resort

Este resort 5 estrelas une contato com a natureza, conforto e requinte. Além de quartos super bem decorados, a área de lazer do hotel oferece vários atrativos. Você também tem a opção de fazer um day use na propriedade. 

Pousada Tankamana

A pousada Tankamana fica em um vale perto de uma região conhecida pela agricultura orgânica, o que garante bastante privacidade e contato com a natureza. Os chalés são sofisticados, com decoração em madeira e pedra e algumas unidades possuem banheira de hidromassagem. 

5 – Teresópolis – Onde ir na Serra do Rio de Janeiro

Destino de muitos cariocas que buscam o clima mais ameno da serra nos finais de semana, Teresópolis é uma cidade super aconchegante. Você pode aproveitar para curtir a gastronomia da região, fazer umas comprinhas na feirinha de artesanato do Alto e, se tiver pique, pode se aventurar por alguns parques, trilhas e cachoeiras. Logo na entrada da cidade aproveite o Mirante do Soberbo, com vista para a Serra dos Órgãos e a famosa montanha Dedo de Deus. Para saber mais sobre algumas trilhas, visite o site do PARNASO. Outra opção é passear pelo Parque Natural Montanhas de Teresópolis, que tem trilhas tranquilas e é destino de famílias que buscam um espaço aberto para piqueniques. Ou dar um mergulho nas gélidas águas da Cachoeira do Frade, que fica no caminho para Friburgo. Se você quer curtir mais a experiência urbana, aproveite para dar um passeio na Villa St. Gallen, que tem um complexo de restaurantes bem no centro da cidade. E guarde um tempinho para curtir sua hospedagem. Abaixo algumas boas opções. 

Hotel Rosa dos Ventos 

O Hotel Rosa dos Ventos fica no Parque Estadual dos Três Picos e o hóspede se sente rodeado pela natureza. Trilhas e passeios a cavalo podem ser agendados. O hotel possui piscina, banheira de hidromassagem, quadra de tênis e spa com massagens. 

Village Le Canton

O Village Le Canton é um hotel indicado para ir com a família porque ele tem um parque de diversões com arena de paintball, lago para pesca, quadras de vôlei, futebol, tênis e mini golf, parquinho e uma tenda multiuso para atividades cobertas. Além disso, o hotel conta ainda com uma mini fazendinha.  

Pousada Chamonix 

Esta é uma pousada mais simples, com um estilo rústico e prédio com arquitetura enxaimel. Quartos confortáveis e área de lazer com piscina. 

6 – Vassouras

Embora não esteja entre as cidades consideradas serranas no Estado do Rio de Janeiro, Vassouras tem clima ameno, devido à sua altitude de 418 metros e à sua localização, nas proximidades da região de montanha de Miguel Pereira. Apelidada de Princesinha do café no século 19, fica no coração do Vale do Café e é um bom ponto de partida para conhecer toda a região. Você pode visitar as antigas fazendas de café, muitas delas casas particulares transformadas em museus (por causa da pandemia algumas visitações estão suspensas). Para ver as opções, visite o site da agência de turismo Bom Tempo. Outra característica que tem atraído visitantes é o contato com a natureza. Se hospedar em uma das fazendas e caminhar ao ar livre se tornou uma das programações preferidas dos turistas pós pandemia. Outra opção é visitar o jardim Ecológico Uaná Etê. Você pode ainda conhecer a Casa da Hera, que pertenceu à sobrinha do Barão de Vassouras e a Casa Cazuza, que oferece diferentes exposições e peças teatrais. Veja algumas hospedagens em Vassouras abaixo.

Fazenda São Luiz da Boa Sorte

A Fazenda São Luiz da Boa Sorte é uma propriedade histórica e muito bem restaurada. Possui 21 suítes com decoração de época, um museu do Café, piscinas, praia de água doce, além de jantares temáticos e outras atividades.  

Fazenda Cachoeira Grande

Esta propriedade te oferece a possibilidade de ter bastante privacidade. Ela só possui um chalé que é totalmente equipado e o hóspede pode passear pela área verde da fazenda. O imóvel pertenceu ao Barão de Vassouras, Francisco José Teixeira Leite e também é aberto para visitas turísticas. 

Hotel Santa Amália

O hotel Santa Amália foi construído na antiga sede do Convento Sacre Coeur de Marie, e grande parte da arquitetura original está preservada. Eles oferecem um tour histórico e um café com prosa. São 40 mil m² de área verde. 

Você também pode se interessar pelos posts abaixo:

Veja 10 casas incríveis para alugar pelo Airbnb

Casas para alugar no Porto Frade, em Angra dos Reis

O que fazer na Chapada dos Veadeiros

Cinco dicas para usar o site de reservas de hotéis Booking.com