Roteiro do filme A Noviça Rebelde em Salzburgo

O filme A Noviça Rebelde, que ganhou cinco Oscars em 1966, continua inspirando roteiros turísticos em Salzburgo, na Áustria. Veja aqui as principais locações.
Renata Assunção
Casal se abraçando em frente ao lago

Quando você chegar a Salzburgo vai perceber que não faltam opções de roteiros que passam pelos lugares utilizados como locações do filme A Noviça Rebelde. A paixão pelo musical que ganhou cinco Oscars em 1966, incluindo o de melhor filme, persiste e continua estimulando a visita de milhares de turistas em busca dos bucólicos cenários frequentados pela família Von Trapp. Você pode comprar um ticket dos ônibus hop on hop off, que passam pelas principais locações dentro de Salzburgo, pode fazer um tour de bicicleta ou ainda contratar um passeio que leva, inclusive, para locais mais distantes, como as montanhas de St Gilges. Nós resolvemos fazer tudo por conta própria e vamos passar aqui todas as dicas para quem também quiser fazer o mesmo. Alguns locais nós fomos de táxi, outros fomos a pé (com a ajuda do google maps).

A Noviça Rebelde: roteiro completo do filme em Salzburgo

1 – Mirabell Gardens – Música do-re-mi

Comece pelo coração da cidade, o lindo jardim Mirabell, onde as crianças da família Vop Trapp aparecem no filme cantando do-re-mi. Este é um dos locais com o visual mais bonito da cidade e várias imagens foram feitas ali. Vale a pena rever a cena para fixar bem os ângulos usados na gravação. 

2 – Leopoldskron Palace – Parte de trás da casa dos Von Trapp 

Este lindo palácio em estilo rococó que foi usado para a gravação das cenas na parte de trás da casa dos Von Trapp é atualmente um hotel. Por isso, nenhum city tour traz turistas para cá. No entanto, não pode ficar de fora de um roteiro, em Salzburgo, sobre o filme A Noviça Rebelde . Indo sozinho você consegue entrar sem problemas. Pelo menos conosco foi bem tranquilo. Fomos de táxi e o motorista nos deixou na recepção do hotel. Passeamos pelo jardim e ficamos apreciando a linda vista do lago. Convém frisar, porém, que do outro lado do lago (para onde as pessoas normalmente vão) o cenário também é lindo. Você consegue ver o quintal por uma outra perspectiva.

Veja também > Um roteiro de dois dias em Munique

3 – Scholoss Frohnburg – Parte da frente da casa dos Von Trapp

A casa em si, não tem nada demais. Mas o lugar é lindo e vale o passeio. A rua é super arborizada e espaçosa, ótima para fazer uma boa caminhada. Ali foi gravada a cena em que Maria está indo para a casa dos Von Trapp e canta a música “I have confidence”. Lembra dela pulando sozinha numa estrada arborizada? Então, foi essa cena. E o mais engraçado é que todo mundo que chegava ali, chegava cantando também. 

 

[ppromo_passagens origin=”RG_BRASIL” destination=”SZG” limit=”6″ header_text=”Pesquise as opções de voos para Salzburgo, de qualquer lugar do Brasil.” tags=”Noviça rebelde, Austria, Salzburgo” show_logo=”true” /]

 

 

4 – Hellbrunn Palace – o gazebo

Quem não se lembra de Liesel cantando “Sixteen Going on Seventeen”, ou da belíssima declaração de amor do capitão Von Trapp para Maria? Todo o clima de romance do filme é concentrado dentro do gazebo, que fica no quintal da casa dos Von trapp. Bom, na verdade as cenas foram gravadas em Hollywood, mas como a produção fez um outro gazebo, a cidade o ganhou de presente no final de filme e o colocou em local de fácil acesso para os turistas. Hoje ele está no belo jardim de Hellbrunn. Mas não espere reproduzir a cena, porque o gazebo fica trancado. 

Veja > Roteiros Incríveis – Áustria

5 – Praça da catedral de Salzburgo – Fonte com cavalos – Maria cantando

Casas se abraçando em frente a fonte com cavalos

Também na cena do início do filme em que Maria canta a música “I have confidence”, ela aparece no centro de Salzburgo, na praça da catedral,  em frente a fonte com os cavalos.

6 – Nonnberg Abbey – Convento 

Mulher em frente ao convento utilizado no filme A Noviça Rebelde

As cenas do convento foram gravadas em Hollywood. Mas a fachada do Nonnberg Abbey foi utilizada no filme. Lembram quando as crianças vão até o convento em busca de Maria? Aquela cena foi gravada ali.

7 – St Gilgen – as montanhas

Mulher vestida de camponesa em montanha em Salzburgo

A vila de Gilgen, que fica a cerca de 30 km de Salzburgo, é onde ficam as montanhas por onde Maria cantarolava no início do filme e onde, depois, as crianças da família Von Trapp vão fazer um piquenique. Nós não conseguimos chegar até o topo da montanha porque é preciso fazer uma boa caminhada. Além disso, para passar com o carro na estrada é preciso ter moedas para pagar o estacionamento e nós não tínhamos. Então, as dicas são: leve moedas e vá preparado para uma longa caminhada. Outra opção é subir uma outra montanha de teleférico.  Nós não sabemos, especificamente, qual foi a montanha utilizada no filme. 

Casal se abraçando em montanha de Salzburgo

Caso não queira nenhuma das duas opções, vá pelo menos conhecer a região e passe por um mirante que fica ao lado do restaurante Muhlradl. Se tiver um tempinho, vale a pena almoçar ali. Essas foram as locações que nós visitamos. Mas, ainda temos uma dica extra. Na vila de Mondesee fica a belíssima basílica que foi usada no filme para o casamento de Maria com o capitão Von Trapp. Dizem que vale a visita.