Os melhores passeios de barco em Angra dos Reis

Veja opções de passeios de saveiros, lanchas compartilhadas, como fazer o aluguel de lanchas privadas e quais são os melhores roteiros com as embarcações
Renata Assunção
Ilhas Botinas, um dos principais cartões postais de Angra dos Reis

Angra dos Reis possui uma das baías mais incríveis do Brasil e do mundo. São cerca de 360 ilhas com águas incrivelmente transparentes. Dizem que dá quase para visitar uma ilha por dia durante um ano, mas claro que não é bem assim, tem algumas pequenas marcações que são consideradas ilhas e você não veria muita coisa interessante.

Mas, mesmo que a gente não considere todas elas, saiba que, se esta for sua primeira viagem, você vai ficar na maior dúvida sobre qual passeio fazer. Existem vários roteiros com praias e enseadas deslumbrantes. Uma coisa é certa: Não importa qual deles você escolha, com certeza você conhecerá um paraíso. Nós, que já fomos pra Angra dos Reis diversas vezes e conhecemos praticamente todas as ilhas oferecidas nos roteiros das agências de turismo, vamos dar algumas dicas para facilitar sua vida. E se você ficar com alguma dúvida, entre em contato conosco pelo nosso e-mail ou pelo nosso Instagram @Casalgiramundo 

Marina do Condomínio Porto Frade, o melhor de Angra dos Reis

Saveiro ou lancha? Qual o melhor?

Os melhores passeios de barco em Angra dos Reis

Se você está com um orçamento apertado, o saveiro é a melhor opção por ser bem mais barato que os passeios de lancha. Em contrapartida, ele é mais lento e você conhecerá menos ilhas mesmo em um passeio com a mesma duração. A lancha leva menos gente, o que pode garantir um pouco mais de privacidade, ou, às vezes, um pouco menos de espaço. E, se o tempo virar e as condições marítimas piorarem, saiba que você vai sentir mais desconforto nas embarcações menores. No geral, as lanchas acabam levando vantagem nas escolhas dos turistas, já que a lista de lugares a conhecer é grande.

Praia de Paquetá. Foto: Fernando Cravos

De onde partem os passeios?

Os melhores passeios de barco em Angra dos Reis

A oferta de passeios é grande e você provavelmente conseguirá contratar uma embarcação de qualquer lugar onde estiver hospedado. Porém, no cais de Angra dos Reis e na Vila do Abraão (Ilha Grande), com certeza há uma quantidade bem mais generosa de ofertas. Partindo destes dois lugares você consegue encontrar passeios para todos os pontos turísticos da enseada.

No geral, as agências vendem pacotes semelhantes e você pode dar uma pesquisada antes de fechar seu contrato. Mas na alta temporada é recomendável que você compre os passeios com antecedência pela internet. Outro ponto da Ilha Grande que atrai turistas para hospedagens é a Praia de Araçatiba. Lá é bem comum encontrar passeios para as lagoas Azul e Verde, dois pontos bem famosos da região.

Imagem: Rosso Robot, relieved by maps-for-free CC BY S-A 3.0

Os roteiros mais famosos – Os melhores passeios de barco em Angra dos Reis

Super Lagoa Azul: Ilha de Cataguás (algumas pessoas chamam de Cataguases), Lagoa Azul, Praia de Grumixama, Freguesia de Santana, Praia de Araçá e Praia de Japariz.

Praia de Grumixama. Foto: Fernando Cravos

Ilhas Paradisíacas: Ilhas Botinas, Praia do Dentista, Praia da Fazenda, Praia do Vitorino (para almoço no Canto das Canoas) e Ponta da Piedade.

Praia do Dentista, uma das mais famosas da Ilha da Gipóia

Ilhas de Angra: Ilha de Cataguás, Ponta da Piedade e Praia das Flexas (almoço). 

Ilha de Cataguás. Muita gente vai pra lá passar o dia.

Praia de Lopes Mendes: Neste passeio você fará uma pequena trilha entre a Praia do Pouso e a Praia de Lopes Mendes. Lá você terá quatro horas livres para curtir uma das dez praias mais bonitas do Brasil. O roteiro também passa pela Praia do Abraão.

Praia de Lopes Mendes, já foi eleita uma das 10 mais bonitas do Brasil.

Veja algumas opções de passeios coletivos

Alugue a lancha do Casal Giramundo

Para quem tem a opção de investir um pouco mais indicamos fazer a locação de uma embarcação privada, assim você pode definir quais lugares prefere conhecer. Os preços variam de acordo com o tamanho da embarcação.

Se você for sair do condomínio Porto Frade ou do cais de Angra dos Reis tem a opção de alugar o barco do Casal Giramundo. A Excalibur 39 pés tem capacidade para 10 pessoas, possui um banheiro na cabine, um solarium de popa, cooler para colocar as bebidas e ducha com água doce. O valor do passeio (com duração de 7 horas) fora de temporada é R$ 2.800,00 com combustível incluso e marinheiro. 

Excalibur 39 pés tem capacidade para 10 pessoas

O roteiro que sugerimos é o que a gente mais gosta de fazer: Praia de Paquetá, Praia de Itanhangá, Pingo D’Água, Ilhas Botinas, Praia da Piedade, Praia da Fazenda, Praia do Dentista e Praia do Vitorino (para almoço no Canto das Canoas, não incluído no preço da diária). Se você quiser ir para uma praia mais afastada, o valor da diária pode sofrer um ajuste. 

Aluguel privado de outros barcos

Os melhores passeios de barco em Angra dos Reis

Existem opções de barcos menores, de 26 e 28 pés, que saem do Cais de Angra dos Reis (Estação Santa Luzia) que custam R$ 1.600,00 por um passeio de 6 horas na Agência Angra dos Reis Turismo. Para mais informações, clique aqui. Se você for até lá, pode tentar negociar diretamente com o dono da embarcação para conseguir algum desconto. Nós também temos alguns contatos de outros corretores que alugam barcos no Porto Frade. Se o nosso barco não atende às suas necessidades, você pode entrar em contato conosco que nós também poderemos ajudar. Nosso e-mail é contato@casalgiramundo.com.br, ou você pode falar conosco pelo instagram @casalgiramundo 

Praia do Condomínio Porto Frade, em Angra dos Reis

Veja também:

Casas para alugar no Porto Frade, em Angra dos Reis

O que fazer na Chapada dos Veadeiros

Casas incríveis do Airbnb no Brasil