Nova Iorque clássica – 10 pontos imperdíveis

Central Park, Empire State Building, Estátua da Liberdade, Brooklyn Bridge, conheça os principais pontos turísticos de NY
Renata Assunção

Quando a gente pensa em Nova Iorque as primeiras imagens que vêm à cabeça são as do Central Park, da Times Square e da Quinta Avenida. Esses são os endereços mais divulgados em filmes e séries americanas. Neste post vamos falar um pouco sobre os destinos mais óbvios – e, ao mesmo tempo, imperdíveis – da Big Apple. Conheça a Nova Iorque clássica – 10 pontos imperdíveis.

1 – Central Park

Inaugurado em 1857, o Central Park é um dos principais pontos turísticos de Nova Iorque e é o parque mais famoso do mundo. Por conta de seu tamanho – ele possui 340 hectares, o equivalente a 450 campos de futebol – é importante saber qual parte do parque você quer conhecer. Ele fica entre a 59th Street e a 110th Street e entre a famosa 5ª avenida e a 8ª avenida. No blog Viaje na Viagem você pode ver um roteiro com dicas de 15 locais para conhecer.

Como já tínhamos ido para Nova Iorque, nesta viagem fizemos um passeio mais livre, sem necessidade de ticar da lista lugares famosos. Aliás, foi uma delícia passear pelo parque sem nenhum compromisso ou mapa. 

Começamos na altura da 86th St porque tínhamos ido na galeria Neue ver a obra Retrato de Adele Bloch-Bauer I, de Gustav Klimt (que inspirou o filme “A Dama Dourada”). Passamos pelo Metropolitan Museum, que já tínhamos visitado no dia anterior. Aliás, temos um post com um roteiro do que ver neste museu, só clicar aqui. 

Seguimos caminhando e passamos em frente ao Castelo Belvedere, que serviu de locação para o filme dos Smurfs e é sede do Observatório Meteorológico. Fomos até o The Mall, uma passarela para pedestres, passamos pelo Wollman Rink, pista de patinação, pela bela The Pond (a lagoa) e terminamos no famoso hotel The Plaza, locação de filmes e séries americanas. Ali no bar do hotel nós recarregamos nossa energia com um cosmopolitan e um uísque, uma homenagem a Carrie e Big, da série Sex and the City. 

Conheça também a Nova Iorque descolada, clicando aqui.

2 –   Empire State Building

Cenário de filmes famosos como King Kong e Homem Aranha, o Empire State Building é um dos arranha-céus mais famosos de Nova Iorque e do mundo. Visitá-lo, portanto, demanda um pouco de paciência, principalmente no verão, quando as filas aumentam bastante. A dica é tentar ir em um dia de semana e comprar o ingresso pela internet.

Você tem duas opções de visita – ir até o 86º andar onde fica o observatório principal, que é aberto e lhe dará a oportunidade de fazer fotos incríveis da selva de concreto, ou subir até o último andar, o 102º. O inconveniente é que o ingresso é um pouco mais caro e o observatório é todo de vidro, ou seja, as fotos não ficarão tão legais. Se você estiver com tempo livre, vale a pena ir no final da tarde para ver o pôr-do-sol e ficar até o início da noite para apreciar os prédios iluminados. 

3 – Rockefeller Center

O Rockefeller Center é um complexo de edifícios comerciais, com lojas, restaurantes e, no natal, o espaço ganha uma super decoração, além de uma pista de patinação no gelo. Ali você pode visitar o observatório do Top of the Rock, prédio que oferece uma super vista do Central Park e também do Empire State, pode ver um espetáculo na famosa casa de shows Radio City Music Hall, pode fazer um tour no estúdio da NBC e conhecer os bastidores de programas como o Saturday Night Live e pode visitar a loja de brinquedos FAO Schwarz, que já foi cenário do filme Esqueceram de mim 2. 

Nova Iorque clássica – 10 pontos imperdíveis

4 – Catedral de São Patrício

Em frente ao Rockefeller Center fica a famosa St. Patrick’s Cathedral, a maior catedral neo-gótica dos Estados Unidos. Construída entre 1858 e 1878, ela é considerada um marco histórico nacional desde 1976 e sua arquitetura monumental faz um super contraste com os prédios modernos da quinta avenida. 

5 – Times Square e Brodway

A Times Square, com seus famosos letreiros luminosos, é um dos principais cartões postais da cidade e onde mais se vê turistas fazendo selfies. O local tem vários restaurantes conhecidos, como Hard Rock Café e Planet Hollywood e lojas de marcas famosas que acabam sendo um destino turístico, como a loja da M&M´s e a da Disney. Ali também se encontram cerca de 40 teatros onde você poderá assistir alguns dos famosos musicais da Broadway. 

6 – Quinta Avenida

Vários símbolos da cidade de Nova Iorque se encontram na Quinta Avenida, como os citados aqui – Empire State Building, o Rockfeller Center, a catedral de São Patrício e o Central Park. Caminhar por ela faz com que qualquer turista se sinta dentro de um filme, afinal a famosa avenida já foi utilizada para locações de várias gravações. Ter um imóvel ali é caríssimo, a região é uma das mais valorizadas do mundo. 

A parte de cima (acima da 60th Street e junto ao Central Park) é residencial, enquanto nos quarteirões entre a 34th e a 60th St você encontrará o comércio, com lojas como Apple Store, Uniqlo, Abercrombie & Fitch, Tiffany, Saks, entre outras.

Nova Iorque clássica – 10 pontos imperdíveis 

7 – Wall Street

Wall Street é a famosa rua onde fica a bolsa de valores de Nova York. Ao visitar a região, vale a pena ver o touro que representa toda a pujança de uma bolsa de valores forte. Quando fomos tinha uma fila enorme para fazer fotos ali, dizem que pegar nas partes íntimas do touro traz dinheiro. 

Outra estátua que ficou famosa foi a “Fearless Girl”, estátua que representa a mulher no mercado de trabalho, e a luta pela igualdade de gêneros. Ela fica exatamente em frente à fachada da Bolsa de Valores de NY. A região financeira também tem outros ótimos passeios, você pode ver uma lista completa neste post do blog Dicas Nova York.

8 – Estátua da Liberdade

A Estátua da Liberdade é um dos monumentos mais famosos de Nova Iorque. Ela foi um presente dado por Napoleão III, da França, como uma forma de homenagear os Estados Unidos pela vitória na guerra contra a Inglaterra. 

Para visitar este famoso cartão postal da cidade você deverá ir ao Battery Park onde irá pegar uma balsa para Liberty Island. Existem dois tipos de ingressos, o que permite que você suba até a coroa e o que permite acesso ao pedestal. É importante comprar esse ingresso com antecedência, já que no dia eles estão sempre esgotados. Outra dica é chegar cedo, as filas para a balsa no período da tarde são bem maiores.

9 – Estação Grand Central

O Grand Central Terminal está localizado em 89 East 42nd Street (com Park Avenue) e mais de 250.000 pessoas transitam pela estação Grand Central todos os dias. Mas a Grand Central é muito mais que uma estação de trem. Virou ponto turístico por causa de sua beleza arquitetônica. Você pode fazer um tour guiado ou pode explorar o espaço por conta própria com um tour de áudio individual. O grande destaque da estação é o relógio onde fica também o guichê do balcão de informações. O teto com o desenho do zodíaco e a galeria do sussurro também são outros pontos famosos. Você pode ainda fazer umas comprinhas ou aproveitar para jantar em um dos ótimos restaurantes da estação. Para mais informações, acesse o site oficial da Grand Central aqui.

10 – Brooklyn Bridge

A Brooklyn Bridge é um ícone da cidade de NY. Inaugurada em 1833 ela está intacta até hoje e tem uma passarela para pedestres e ciclistas acima da pista do carros que vive lotada. Difícil vai ser encontrar um cantinho para fazer sua foto.